Pesquise no Blog

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Concurso SEE/SP: Encaminhado pedido para realização de novo concurso para professores em 2018

                         Resultado de imagem para see sp

Boa notícia para quem pretende ingressar no funcionalismo público, para o quadro do magistério. Acontece que a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE/SP) já começa a se programar par a realização de novo concurso público para o cargo de professor de educação básica II (PEB II). O motivo é que a validade da última seleção, iniciada em 2013, será encerrada em 31 de janeiro, sem possibilidade de prorrogação. Com isto, a partir desta data, o órgão não terá mais condições de repor eventuais necessidades que forem surgindo durante o ano letivo, exceto com a eventual contratação de temporários ou a realização de novo concurso para efetivos. Neste sentido, já tramita, na Secretaria Estadual de Gestão Pública (SGP/SP) a projeção do novo concurso, previsto para o próximo ano, para o preenchimento de 6.000 vagas.

A proposta já está em análise no órgão e, após a análise da confirmação das condições financeiras para as contratações, o processo poderá ser encaminhado para efetiva autorização por parte do governador Geraldo Alckmin. Inclusive a confirmação do total de postos solicitados depende destes estudos preliminares, mas a tendência é de que a seleção seja efetivamente autorizada, considerando a necessidade do órgão de manter um quadro efetivo de pessoal. A necessidade de contratação de docentes é constante, tendo em vista que somente em junho o governador autorizou a contratação de nada menos do que 7.481 remanescentes do último concurso, iniciado em 2013. Mesmo com o grande número de nomeações autorizadas este ano, a necessidade de realizar novo concurso para a carreira é indiscutível, tendo em vista que, de acordo com o último levantamento funcional, divulgado em 29 de abril, tendo como base até 31 de dezembro de 2016, a carreira contava com nada menos do que 65.836 vagas em aberto.

Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior, com licenciatura na respectiva área de atuação. A remuneração básica inicial da carreira é de R$ 1.811,91, com jornada de trabalho de 30 horas semanais. 
Os concursos para o magistério costumam ser bastante disputados, tendo em vista que a última seleção para PEB II, considerada uma das maiores já realizadas pelo estado, registrou nada menos do que 322.700 inscritos para a generosa oferta inicial de 59 mil oportunidades.


Último Concurso
A seleção de 2013 contou com oportunidades para todas as diretorias de ensino do estado, para as disciplinas de artes, biologia, ciências físicas e biológicas, educação física, filosofia, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa, língua espanhola, matemática, química, sociologia e educação especial. A banca organizadora foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e os participantes foram submetidos a provas objetivas e dissertativas, abordando questões de conhecimentos pedagógicos e disciplinas específicas. Para a pontuação final também foram considerados títulos, com caráter apenas classificatório. 

A parte objetiva contou com 80 questões, com temas sobre a formação básica do professor, comum a todas as disciplinas, e a formação específica, variando de acordo com a área. Já a parte dissertativa foi composta de duas questões, versando sobre conteúdo indicado na Resolução SE 52, de 2013. 



Professor PEB I
No caso de professor PEB I, o cargo ainda conta com concurso público em validade até 17 de fevereiro de 2019, tendo em vista a prorrogação do prazo do último certame, em fevereiro de 2017. Neste caso, tramita na SGP pedido para a nomeação de 2.076 remanescentes no decorrer de 2018, além de realização de processo seletivo para o preenchimento de 500 postos, em caráter temporário. 


Apostilas para Concurso, Curso Preparatório em Videoaulas, DVDs Videoaulas, CD MP3 Áudioaulas. Prepare-se Conosco!                          Resultado de imagem para botão saiba mais